Leo Fonteviva
"Com uma linguagem artística própria, busco em minhas composições harmonia entre cores, traços e volumes, cultivando a beleza e a simplicidade, proporcionando bem estar".
Nascido em Salvador, na Bahia, e desde fevereiro 2024 vivendo em São Paulo/SP, sou autodidata em design gráfico, web design, marketing cultural e artes plásticas. Convirjo minhas pesquisas para as artes visuais, escrita e empreendedorismo cultural. Em toda a minha trajetória como empreendedor comercial ou cultural, o design gráfico esteve presente: criei marcas, identidades visuais, rótulos e projetos gráficos diversos, inclusive editoriais.
O meu desenvolvimento artístico se deu com maior intensidade em 2009, quando transpus para telas, telhas de cerâmica e lajotas de barro, uma síntese da minha observação e da minha convivência com Babalu - meu mestre da vida e das artes e principal referência artística. Em minhas composições, busco expressar a genuína brasilidade, inspirado na estética e padrões gráficos dos Povos Originários Brasileiros, no Movimento Armorial (idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna) e pela técnica de pintura de Babalu e seus elementos pictóricos.
Em 2013, transferi a minha expressão pictórica para o meio digital, dando um salto qualitativo em meu trabalho, pois os programas gráficos de computador permitem experimentar amiúde até chegar ao "MDC" da obra. Foi também nesse ano que fiz a minha primeira exposição virtual de arte digital, tendo como título "Alegria!". No entanto, ainda em 2013, tive que colocar os meus projetos artísticos na “geladeira”, para me dedicar integralmente ao empreendedorismo comercial.
Finalmente, em outubro de 2019, reassumi o meu propósito pessoal, o meu “dharma”, e decidi me dedicar integralmente às artes visuais (fiz um artigo no Linkedin, que fala melhor sobre esse assunto). Em menos de dois meses, após o compromisso que assumi comigo mesmo, preparei a exposição virtual, de arte geométrica digital inspirada na pintura corporal dos índios brasileiros, intitulada "Pindoramalidades" - um importante marco para essa nova fase da minha vida.
Gosto de brincar com as cores e seus diversos tons, de promover volumes e experimentar contrastes. Nas séries onde utilizo a arte geométrica é mais evidente - gosto das múltiplas possibilidades que os olhos enxergam uma única obra.
Da mesma forma, a escrita me enche de satisfação, seja em verso ou em prosa:
"Sou poeta, um artista plural.
Faço arte digital e com pincel também pinto,
Escrevo em versos o que penso ou sinto,
Levar bem estar é fundamental!"
Penso que o papel das artes seja alimentar a nossa essência. Que o meu trabalho possa ser um suplemento, que nutre afetivamente a alma de quem contempla.
Leo Fonteviva
"Sem amor, eu nada seria!"
Paulo de Tarso
Currículo Artístico
2013
:: Salão de Artes Visuais da Bahia (FUNCEB-SECULT/BA)
:: Alegria! - Exposição Virtual de Arte Digital
2019
:: Pindoramalidades - Exposição Virtual de Arte Digital (desde 2021 no Metaverso)
2020
:: Singelezas - Exposição Virtual de Arte Digital (desde 2021 no Metaverso)
:: Participação no livro ArteGente (ed.Sobre Gentes)
:: Máscaras pela Vida - Ação social para assistência de população vulnerável pela pandemia de COVID-19 | Coordenação de Manuela Cavadas | Suburbio Ferroviário de Salvador/BA
2021
:: Ocas Urbanas - Exposição Virtual de Arte Digital no Metaverso
2022
:: Nas Praias de Salvador - Exposição Virtual Coletiva de Fotografia no Metaverso - produção, montagem e curadoria
2024
:: A artista que habita em mim (Coordenação de Ticiana Parada) - Exposição Virtual Coletiva de Artes Plásticas no Metaverso - montagem e curadoria
:: Circuito Contemporâneo - Exposição Coletiva (ago/set/2024) na Art Lab Gallery, Vila Madalena, São Paulo/SP
:: Nacht Wandel / 2024 - Virada Cultural em Mannheim, na Alemanha (Out/2024) | Exposição coletiva na Ella Art Studio, Mannheim/Alemanha
:: Raízes Indígenas - Encontro de Povos | Festival Cultural do Brasil em Viena/2024 (nov/2024) - Exposição Coletiva | Galeria Spektakel Wien, Viena/Áustria